8 de janeiro de 2010

copo

O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d'água e bebesse.
- Qual é o gosto? - perguntou o Mestre.
- Ruim
disse o aprendiz
O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e
levasse a um lago.
Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago.
Então o velho disse:
- Beba um pouco dessa água.
Enquanto a água escorria do queixo do jovem, o Mestre perguntou:
- Qual é o gosto?
- 'Bom!' Disse o rapaz.
- Você sente o gosto do sal?
Perguntou o Mestre.
Não, disse o jovem.

O Mestre então, sentou ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse:
A dor na vida de uma pessoa não muda.
Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta.

É dar mais valor ao que você tem do que ao que você perdeu.
Em outras palavras:
É deixar de ser copo...
Para tornar-se um lago.

Reflexão

Como já disse, falo muito e, para os que me conhecem (pessoalmente) entendem o que quero dizer... rsss.  Sempre gostei também de escrever. Não, é claro, na mesma proporção que falo. (Pausa).. Vou explicar: penso que sofro de hiperatividade (minha médica diz que não, mas insisto nisso...). Assim, meu pensamento é muito rápido, sabe? Vou pensando e falando... Tipo aquela propaganda da TIM... Hahaha. Tem dias  que estou realmente verborreica. Mas, voltando à escrita. O fato é que, apesar de eu digitar rápido, fico com a impressão que perco o fio da idéia quando vou escrever. entendem? Mas,  a grande verdade é que tem momentos que não posso ficar falando sozinha .Sim, porque falar o tempo todo com os outros enche o saco (deles, é claro!). Então, criei o blog. Mas, ainda não me acostumei a escrever. Como sou muito eclética, gosto MUITO  de MUITAS coisas, então vou postando fotos, textos, crônicas, músicas, enfim..
Tudo isso para dizer que hoje me deu vontade de escrever um pouco. Desabafar. ("preciso demais desabafar"... lálálá).
E já aviso (viu, Sônia??) não estou deprimida... Ao contrário, estou vivendo um momento muito feliz da minha vida. Mas, que graça teria a vida se não houvessem  os percalços que nos atrapalham. Meu lema é rir, rir sempre, rir muito, rir até da nossa própria desgraça.  Então, quando me chateio com algo ou fico triste, às vezes (tá bom, muitas vezes) choro e depois RIO. Gargalho. Até cansar... rss.Uma outra breve explicação: rir e chorar pra mim são manifestações de emoção extemamente intensas, se é que vcs me entendem. E minha vida é assim, sempre foi e desejo que seja sempre, como eu, INTENSA. Desta forma, rir e chorar afloram em mim com a maior facilidade que se possa imaginar. Sou daquelas que "chora de emoção" e "ri de nervosa"...
Esta semana, em contagem regressiva para minhas férias em família e planejando os detalhes finais, fui  pega de surpresa por um momento "uepa"  familiar.
É um desabafo, já falei. Às vezes, damos a dimensão às coisas maiores do que elas de fato são, em função talvez de valorizarmos "a pessoa" que nos fala. Sabe aquele lance de amarmos muito alguém e esta pessoa ter a capacidade de sempre nos magoar, de dizer coisas que nos machucam? é disso que estou falando.
Tão entendendo nada? Ah, deixa pra lá... pulem este post ! enquanto dá tempo....
A grande verdade da vida é que todos passam por problemas, por dificuldades, sofrem, enfim, uns em maior outros em menor intensidade. O que não dá é para culpar os outros pelo teu sofrimento. O que não dá é para descarregar nos outros as tuas frustrações, a tua raiva do mundo.Ninguém pode ser culpado dos nossos erros. Nunca! Jamais!
Mas, também entendo que uma parte importante das atitudes das pessoas que nos chateiam só acontecem, é claro, com a nossa permissão. Difícil dizer "não", "basta", "não quero mais" !!! Ao fazermos isso, rompemos muitas vezes com um ciclo. Digo mais, seria fundamental que tais atitudes fossem tomadas de uma forma pró-ativa, profilática, entendem? Mas, o tempo (anos) vai passando e essa permissividade faz com que alguns percam totalmente o respeito pela gente como ser humano.
Então, o que eu quero dizer com tudo isso? Sei lá... Isso não tinha realmente um propósito de ser... Hahaha. Não, sério. É que, no alto de meus 41 anos de idade, ainda tento fazer diferente, nem sempre consigo, uns dias sofro mais, outros menos... Mas, ainda assim, sou FELIZ. Desculpem, se isso incomoda alguém!!