15 de junho de 2009

refletindo........

É fantástico quando nos damos conta da nossa capacidade de mudarmos nossa forma de pensar e de ver o mundo. Hoje relembro como me comportava em relação a algumas situações vividas há alguns anos atrás e, não tenho dúvida, não me enlouqueço mais sequer um terço do que me estressava (por tudo!). Acho que a diferença básica do nosso comportamento é nos darmos conta do que tudo isso vai fazer de diferença na nossa vida. Algo tipo, o que vai nos acrescentar: mais alegrias, crescimento, amadurecimento profissional, ou uma "puta" enxaqueca pro resto dos nossos dias??? Há alguns anos atrás, nas minhas relações de trabalho, eu enfrentava situações muito desconfortáveis no meu dia-a-dia. Confrontava meus ideais com uma realidade nem sempre tão próxima dos meus anseios. E sofria, sofria, sofria... E chorava, chorava, chorava... Verdade! Pois bem, é uma tarefa muito árdua e complexa (quando iniciamos/entramos no nosso espaço profissional), conciliar atributos como qualificação, competência, envolvimento e dedicação com as diretrizes estratégicas da empresa onde trabalhamos (hehehe... isso me lembra algo!!) . Não importa sua área de atuação (comércio, indústria, prestação de serviços, etc). O velho dilema qualidade x quantidade ainda fala muito alto. Se você saiu da sua formação acadêmica ansiando por grandes mudanças ou querendo muito "marcar" o seu espaço, pode descobrir que isto não é assim tarefa tão fácil, não...rsss. Falta de reconhecimento e expectativa de crescimento também te frustram com o passar dos anos. Te fazem sofrer. Ao contrário, ter seu trabalho reconhecido e valorizado te faz sentir-se útil, produtivo e realizado profissionalmente. Aquela necessidade de sentir que teus esforços são recompensados é inerente a qualquer indivíduo, imagino.
Não quer dizer que hoje estas coisas não me incomodam mais... até porque hoje, felizmente, após 15 anos de formada, estou conseguindo um espaço onde me dedico a qualidade do trabalho que realizo. Na prática, vemos que produtividade não rima, necessariamente, com qualidade.
É fato que tudo que vivemos nos oportuniza um aprendizado fantástico (embora a gente saiba que isso não acontece com todos... hehehe). Desta forma, digo que aprendi muito nesta minha jornada profissional. Adquiri habilidade técnica associada ao conhecimento científico, visão gerencial e noções fundamentais de administração de uma unidade assistencial na área de saúde. Mas me pergunto: e daí??? Após 12 anos, ingressei em uma Instituição hospitalar de grande porte, via concurso público, saída também de uma grande instituição, porém privada. E o que aconteceu com toda aquela bagagem??? Hehehe... sei lá, nem me perguntaram se fui de trem ou avião. Quanto mais se eu tinha BAGAGEM!
Então, conclui neste últimos três anos, que às vezes não vale a pena alguns desgastes emocionais. Claro, quem me conhece, deve estar rindo sozinho..... "Até parece, Ana, esta não é você! " Tá, é verdade, sou muito intensa, e dificilmente não vou me envolver emocionalmente com algo que realmente mexa com minhas idéias ou vá muito de encontro com minhas crenças. Mas, tudo isso é para refletir na nossa capacidade de sublimar algumas situações... Deixar passar,entender que nem tudo "é pra gente" (como diz minha amiga Mary). Se é meu, vou levar, se não, pegue quem quiser!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário